segunda-feira, 28 de março de 2011

"Esmirna" [Resposta a um comentário]

Olá a todos!
Hoje está um dia lindíssimo aqui na minha linda ilha Terceira, assim como ontem também esteve. Assim já dá para ver que estamos na Primavera. Até as noites já estão mais quentes!

Mas vamos ao que interessa:

Recebi um comentário de anónimo (provavelmente uma menina) que me perguntava onde encontrar material para fazer Esmirna.
Pois bem, de facto para fazer este tipo de trabalhos não são necessário muitos conhecimentos em artes manuais nem são precisos instrumentos complicados.
O único instrumento necessário para fazer esmirna é uma pequena agulha de tapeçaria própria para fazer os nós, que se pode comprar num retrosaria ou numa loja especializada em trabalhos manuais. Com a ajuda desta agulha é muito mais fácil a confeção destes trabalhos.
E esta é a agulha utilizada:
A tela utilizada para fazer trabalhos em esmirna é uma tela de rede larga, que permita a passagem da agulha sem grande esforço. Este tipo de tela é bastante resistente.
Esta é a tela:
A lã que se usa é uma lã própria chamada lã de esmirna ou lã para tapete, até para ser mais fácil de a identificar é a mesma lã que se utiliza nos tapetes de arraiolos. E pode ser adquirida em meadas ou já cortada. Aconselho a comprar em meadas por além de sair mais barato também podemos cortar na medida que quisermos.
Aconselho que corte a lã com 15 cm cada, o resultado será franjas com 6 cm de comprimento, isto para tapetes. Se for para almofadas aconselho um pouco mais pequenas. É tudo uma questão de gosto.
Aconselho também que vá cortando a lã aos poucos (á medida que vai precisando) para no fim não restar pontas, pois fica um desperdício.
Lã em meada:

Lã já cortada:

Também poderá fazer estes trabalhos com restos de lã que tenha por casa, sempre sai mais barato e assim aproveita também aquelas lãs todas que não sabe o que fazer com elas.
Mas aconselho que utilize uma tela de rede mais pequena ou então em vez de pôr um fio de lã em cada buraco, ponha dois.
Poderão ver abaixo que a tela de arraiolos é muito mais apertada que a de esmirna.
Devo dizer que todo este material pode ser adquirido em retrosarias ou lojas especializadas. Também poderá encontrar na net.

Relativamente ao gráfico ou desenho para fazer a esmirna é muito simples. Poderá adquirir já a tela com os desenhos ou, ainda mais fácil, poderá escolher ao seu gosto o desenho e transcrever para a tela.
Umas ideias simples: se for fazer uma almofada relativamente pequena poder escolher um gráfico de ponto de cruz que goste ou simplesmente um desenho. Podera ver abaixo um exemplo de cada:



Outra ideia mas neste caso para tapetes poderá ser os mesmos gráficos para tapetes de arraiolos ou simplesmente desenhos inventados por si, o que é ainda mais interessante.


Agora vou tentar explicar como se faz a preparação da tela e o nó de esmirna ou nó turco.
Depois de ter o desenho escolhido, o tamanho da peça a executar também e ter as lãs com as cores desejadas deverá cortar a tela sempre maior que o tamanho pretendido.
Estende-a sobre uma mesa e deverá embainhar a tela com uma agulha e uma lã dobrando duas vezes, isto em todos os lados. No lado que tiver auréola não é necessário embainhar.

Por onde começar:
1. Se for um desenho onde tenha que preencher espaços deverá primeiro contornar os espaços com a cor desejada e só depois começar a preencher. O fundo é a derradeira parte a encher.
2. Se for um gráfico mais simples onde tenha de fazer um centro e depois a beira, comecerá por preencher o centro e só depois a beira.
3. Se for um motivo ainda mais simples onde tenha que fazer a peça às riscas ou toda de uma só cor então deverá começar num canto e fazer sempre na horizontal até ao fim do trabalho.
Devo dizer que deverá trabalhar, em todos os casos, sempre na horizontal, mesmo no caso 1.

Para fazer o nó, mete-se a agulha por baixo do fio horizontal da tela e sai novamente para cima no outro lado, o ganchinho da agulha fica imediatamente aberto. Dobramos o fio de lã e pomos na argola da agulha. [ver na imagem, passo 1].
Depois puxamos a agulha para trás, aí o gancho fecha ficando a lã presa na agulha [ver na imagem, passo 2].
De seguida, empurramos novamente a agulha para a frente e a lã vai passar por cima do gancho, abrindo-o. Enfiamos assim as duas pontas da lã na argola da agulha [ver na imagem, passo 3].
Por fim, puxamos novamente a agulha para trás e as pontas passarão pela argolinha de lã que se formou [ver na imagem, passo 4].
E assim está feito um nózinho de esmirna.
Depois de alguma prática o trabalho avança bastante rápido.
Abaixo alguns exemplos de tapetes de Esmirna:





Nota Importante: Todas as imagens foram retiradas da Net.

Foi com muito gosto que fiz esta bruchura sobre a Esmirna. Espero que tenha ajudado o nosso amigo "Anónimo" e também alguns curiosos e candidatos.

Mesmo assim se tiverem alguma dúvida não exitem em contatarem através do meu mail isam@live.com.pt

6 comentários:

  1. Muito bem! Adoro a tua criatividade e a capacidade de te saíres bem em todas as técnicas que experimentas! Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Joana. Como sabes, adoro artesanato e esperimentar tecnicas novas para mim é um vicio!
    Beijos e força amiga!
    Lisandra M.

    ResponderEliminar
  3. Olá Lisandra
    Que tal vai o astral aí pelos Açores, que bom já cheira a Primavera.

    Pois é menina que bela explicação e agora fiquei cheia de vontade de fazer um tapetinho para o meu quarto deitei o que tinha fora porque era um "bicho" que trouxe a Tunisia e já estava a deitar pelo a mais para o meu gosto, foi embora para o lixo rsrsr.

    Beijocas
    Joana e Sofia

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana e Sofia.
    Ainda bem que gostaram da minha ideia. Agora é só porem mãos à obra. Se tiverem alguma questão não exitem em perguntar-me.
    Ajudar-vos-ei de todo o coração.

    Beijos.
    Lisandra M.

    ResponderEliminar
  5. Olá Lisandra,
    Descobri hoje este cantinho e adorei. Parabéns pelos trabalhos! Também comecei há uns tempos a fazer um tapete de esmirna. É viciante, mas estou para ver o que vai sair dali... :-)
    De qualquer forma queria mais uma vez dar-te os parabéns pelo blog. Tem muita variedade de trabalhos.
    Beijinhos,
    Ovelhinha

    ResponderEliminar
  6. Gostava de saber onde tem vários tipos de rede porque tenho uma máquina manual de fazer tapetes e não encontro rede própria . Por favor diga-me : ana.tina20@hotmail.com .
    obrigada .

    ResponderEliminar

Gosto sempre de receber comentários! Nem que seja só uma olá!